Sua Vitória foi maior na morte





Sua Vitória foi maior na morte

Juízes Cap. 16.
28 Então, Sansão clamou ao Senhor e disse: Senhor Jeová, peço-te que te lembres de mim e esforça-me agora, só esta vez, ó Deus, para que de uma vez me vingue dos filisteus, pelos meus dois olhos.
29 Abraçou-se, pois, Sansão com as duas colunas do meio, em que se sustinha a casa, e arrimou-se sobre elas, com a sua mão direita numa e com a sua esquerda na outra.
30 E disse Sansão: Morra eu com os filisteus! E inclinou-se com força, e a casa caiu sobre os príncipes e sobre todo o povo que nela havia; e foram mais os mortos que matou na sua morte do que os que matara na sua vida.



 Que assunto maravilhoso o Senhor tem nos revelado para aprendermos um pouco mais dos mistérios eternos e proféticos contidos em sua palavra, e como não podia faltar, existe uma polêmica entre os estudiosos dos nossos dias que levantam a questão sobre se Sansão tirou sua própria vida ou não, o fato é que a revelação é aquilo que de mais profundo o Espírito Santo tem a nos ensinar acerca de uma passagem dissipando todo entendimento tenebroso e nos levando a alcançar aquilo que está além da letra, se estamos de posse da revelação temos que ser capazes de alcançar a resposta que irá sanar os questionamentos daqueles que por mais que tenham muito conhecimento humano tudo o que conseguiram foram conjecturas vagas, ilações e dúvidas.

 Esses dias estávamos fazendo horário de almoço no local onde trabalho e o questionamento que foi levantado foi esse se Sansão tirou sua própria vida, então eu fui aos textos da palavra que nunca se contradizem, pois a palavra do Deus vivo é inerrante e inequívoca, ela por si só tem as resposta a qualquer questionamento, o fato é que muitos tem buscado todas as fontes possíveis sem antes examinar as escrituras pois são elas que testificam do Senhor e é a única fonte para que entendamos e alcancemos a vida eterna.

 Quem era Sansão essa é a pergunta inicial que precisamos fazer?

 Bom o nascimento de Sansão se dá depois que sua mãe inicialmente e posteriormente seu pai foram visitados pelo anjo do Senhor, seu pai então buscou uma direção da parte do Senhor para fazer conforme sua vontade.

Juízes Cap. 13.
3 E o Anjo do Senhor apareceu a esta mulher e disse-lhe: Eis que, agora, és estéril e nunca tens concebido; porém conceberás e terás um filho.
5 Porque eis que tu conceberás e terás um filho sobre cuja cabeça não passará navalha; porquanto o menino será nazireu de Deus desde o ventre e ele começará a livrar a Israel da mão dos filisteus.
8 Então, Manoá orou instantemente ao Senhor e disse: Ah! Senhor meu, rogo-te que o homem de Deus, que enviaste, ainda venha para nós outra vez e nos ensine o que devemos fazer ao menino que há de nascer.
24 Depois, teve esta mulher um filho e chamou o seu nome Sansão; e o menino cresceu, e o Senhor o abençoou.
25 E o Espírito do Senhor o começou a impelir de quando em quando para o campo de Dã, entre Zorá e Estaol.


 Não há dúvidas de que algumas de suas escolhas foram equivocadas como a de se deixar levar por sentimentos que o fizeram descumprir a vontade do Senhor, mas precisamos entender que a vontade do Senhor era não que se envolvesse mas que confrontasse os filisteus, o problema ali não era contrair matrimônio com uma filisteia como o texto vai dizer, mas não se deixar levar e continuar fiel ao Senhor mantendo seu voto, sabe nós temos que além de dar liberdade ao Espirito, procurar conhecer a sua vontade.

Juízes Cap. 14.
1 E desceu Sansão a Timna; e, vendo em Timna a uma mulher das filhas dos filisteus,
2 subiu, e declarou-o a seu pai e a sua mãe, e disse: Vi uma mulher em Timna, das filhas dos filisteus; agora, pois, tomai-ma por mulher.
4 Mas seu pai e sua mãe não sabiam que isto vinha do Senhor; pois buscava ocasião contra os filisteus, porquanto, naquele tempo, os filisteus dominavam sobre Israel.


 Contrair matrimônio com uma filha dos filisteu ou de qualquer outro povo era algo que o Senhor não aprovava, como vemos para aquela ocasião estava dentro da vontade permissiva de Deus para um propósito específico, precisamos lembrar que não se concretizou pois quando Sansão foi consumar o casamento o pai da noiva a havia dado a outro, o que não estava em conformidade com a vontade do Senhor era que ele divulgasse a quem quer que fosse o segredo do por que da sua força, aquilo que dizia respeito ao relacionamento de intimidade entre ele e o Senhor.

 E é aqui que vemos como a revelação ou seja o profético aponta para o Senhor Jesus em toda a palavra, o texto fala de um momento em que Sansão fora amarrado e entregue aos filisteus pelos homens de Judá simplesmente por agir conforme o propósito do Senhor para confrontar aqueles que oprimiam seu povo, e não foi assim justamente que fizeram ao nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, foi manietado e entregue nas mãos de um povo gentio pelos seus, tudo isso por pregar a verdade que está em conformidade com a palavra de Deus.


 Não podemos esquecer que Sansão foi mencionado em Hebreu como um dos heróis da fé.

Hebreus Cap. 11.
32 E que mais direi? Faltar-me-ia o tempo contando de Gideão, e de Baraque, e de Sansão, e de Jefté, e de Davi, e de Samuel, e dos profetas,
33 os quais, pela fé, venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões,

 Notem o que o texto diz, venceram reinos, praticaram a Justiça é alcançaram as promessas, praticaram a Justiça pois não se firmaram em justiça própria ou em seus grandes feitos, mas na Justiça que só o Senhor pode nos proporcionar, somos justos, justificados quando pela fé depositamos a nossa confiança no Senhor.


 Para não estendermos muito, eu pergunto quando Sansão realizava feitos sobre humanos quem vinha sobre ele, quem se apoderava dele?


Juízes Cap. 15.
14 E, vindo ele a Leí, os filisteus lhe saíram ao encontro, jubilando; porém o Espírito do Senhor possantemente se apossou dele, e as cordas que ele tinha nos braços se tornaram como fios de linho que estão queimados, e as suas amarraduras se desfizeram das suas mãos.


Olha o que ele diz em seu momentos finais.

Juízes Cap. 16.
28 Então, Sansão clamou ao Senhor e disse: Senhor Jeová, peço-te que te lembres de mim e esforça-me agora, só esta vez, ó Deus, para que de uma vez me vingue dos filisteus, pelos meus dois olhos.
29 Abraçou-se, pois, Sansão com as duas colunas do meio, em que se sustinha a casa, e arrimou-se sobre elas, com a sua mão direita numa e com a sua esquerda na outra.
30 E disse Sansão: Morra eu com os filisteus! E inclinou-se com força, e a casa caiu sobre os príncipes e sobre todo o povo que nela havia; e foram mais os mortos que matou na sua morte do que os que matara na sua vida.

 Esse último feito dele foi fruto de uma oração de Sansão ao Senhor, Sansão não desejou morrer, ele constatou que isso seria inevitável, mas valeria a pena se antes ele fosse instrumento para que o povo fosse liberto da opressão, morrer todos vamos, se o Senhor Jesus não voltar antes, mas que bom se antes cumprirmos o propósito para o qual nos chamou!

Olha o que Paulo diz:

Romanos Cap. 8.
26 E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.

 Sabe qual o desejo de alguém que embora seja fraco ora e o Espírito Santo do Senhor se apossa poderosamente da vida dele?

 Não podia ser outro se não que o nome Santo do nosso Deus seja grandemente glorificado, alguém que tem realmente o Espírito do Senhor está disposto a ir até as últimas consequências para testemunhar o quão maravilhoso é servir ao Senhor nosso Deus!


 Foram mais os mortos que matou na sua morte do que os que matara na sua vida.

 Ou seja Sansão em seus momentos finais foi mais vitorioso.

 O interessante é que naquilo que não pecou mas trouxe edificação Sansão aponta proféticamente para o Senhor Jesus, e acontece que na sua morte o Senhor Jesus decretou a nossa Vitória total, foi seu ato de amor na cruz que consumou o projeto de Deus para salvar as nossas vidas!


 A todos a paz do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo!

Um comentário:

OS TRABALHADORES DA VINHA

  OS TRABALHADORES DA VINHA Mateus Cap. 20 1 Porque o Reino dos céus é semelhante a um homem, pai de família, que saiu de madrugada a assa...