Um coração quebrantado (O louvor da igreja fiel)





Um coração quebrantado

Salmos Cap. 51.
8 Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que gozem os ossos que tu quebraste.
11 Não me lances fora da tua presença e não retires de mim o teu Espírito Santo.
15 Abre, Senhor, os meus lábios, e a minha boca entoará o teu louvor.
16 Porque te não comprazes em sacrifícios, senão eu os daria; tu não te deleitas em holocaustos.
17 Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.

 As pessoas precisam realmente reconhecer quem são, ter essa sensibilidade, vou além, elas precisam reconhecer o que as faz serem quem são, o que nos define, não podem ser coisas superficiais e as vezes as pessoas estão desnorteadas, perdidas, desesperadas, sem expectativas, tem tudo o que humanamente poderiam querer mas não é o suficiente, vazias pois materialmente estão repletas de coisas que não podem suprir o anseio da alma, o que as torna insaciáveis, principalmente em relação ao louvor vemos pessoas que adotam todo tipo de prática para incrementar querendo assim atrair o maior número de pessoas, aparentando estarem desesperadas por fama, status, reconhecimento e visibilidade.


 Olha o exemplo de Davi, que diga-se de passagem teve uma ombriadade sem igual, tinha tudo o que alguém poderia querer, era rei, músico compôs a maioria dos Salmos, um guerreiro excepiconal, pastor de ovelhas, era realizado pessoal é profissionalmente, porém quis ter mesmo assim o que não lhe pertencia.

 E o fato de estar na posição mais alta do reino não o tornou insensível a ponto de achar que poderia fazer o que quisesse, que era superior, mas ao errar ele reconhece seu erro se arrepende e é aí que compõe um dos mais belos salmos já escritos.


 Ele não era assim, como nós também não somos, e o que nos faz melhores é reconhecermos que não podemos fazer o que quisermos só por ocuparmos uma posição elevada, ou termos qualidades excepcionais, os nossos atos não podem ferir os princípios eternos experessos na palavra de Deus, a vontade do Senhor é soberana, Davi entendeu que não era nada.

 E aí vem o outro extremo, quando enxergamos nossas falhas e reconhecemos que não somos dignos, ai a angustia que as transgressões nos causam parecem que vão nos consumir.

 Então aprendemos com a palavra de Deus a lidar com situações assim.

Salmos 51:
1. TEM misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias.
2. Lava-me completamente da minha iniquidade, e purifica-me do meu pecado. 3. Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.

 Isso gera uma mácula, uma celeuma, um trauma que quando você menos espera nas ocasiões mais improváveis vem a tona, e nos aflige, nos angustia, e para ser restaurado só entendendo que diante do poder do Senhor isso não é nada, suas misericórdia são infinitas.

8. Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que gozem os ossos que tu quebraste.

 Olha só Davi não pede para simplesmente sentir alegria e sim ouvir, sabe por quê?

 Pois alegria real, verdadeira e duradoura que nada pode remover do nosso interior, a alegria, o jubilo só podem existir de uma forma, pela fé e certeza que só existem quando Deus fala aos nossos corações.

 E a fé vem pelo ouvir a palavra de Deus, a alegria eterna só volta, o perdão só acontece quando temos certeza que Deus falou conosco pela sua palavra, mesmo não merecendo, mesmo sendo falhos e indignos.

 O ossos que quebraste, é por que essa estrutura não vai ser benéfica, toda estrutura que não foi fundamentada na palavra está vulnerável e precisa ser restaurada.

9. Esconde a tua face dos meus pecados, e apaga todas as minhas iniquidades.

 Deus deixou de olhar para Adão mesmo depois de pecar e se esconder, não e ainda providenciou um meio para cobrir a sua nudez a vergonha que o pecado lhe causou, o Senhor não compactua com o pecado mas ama tua vida.


 E agora vem o ponto crucial da nossa mensagem.
 Não é a posição que ocupamos, nem tão pouco o que possuímos, que definirá quem nós somos, não somos servos de Deus, Cristão por conta dos êxitos que alcançamos, quando alguém usa esse argumento saiba que está a beira de um precipício e não sabe, é por que perdeu a sensibilidade de ouvir o Espírito Santo falar ao seu coração.

 O que é pregado hoje é que se realmente somos cristãos vamos obter êxito sempre, galgaremos posições elevadas ou mesmo iremos obter tudo que queremos.

10. Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto.
 11. Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo.
12. Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário.

 O que nos define é se realmente o Espírito Santo faz morada em nós, não há como ensinar as pessoas sem termos aprendido que quem convence não é o nosso argumento mas o Espírito Santo.

 As pessoas as vezes podem não dizer mas vivem essa realidade, quer ver, muitos dizem eu continuo errando, parece que minha oração não é ouvida, não há conversão a minha volta.

 É por que tentamos com os nossos méritos e não reconhecemos que só o poder do Espírito Santo pode realizar isso, somos instrumentos do seu agir.

 Por isso de tudo que Davi podia ter pedido em um momento em que achou que perderia tudo por causa do seu erro, ele pediu que o Senhor não retirasse dele o que considerava mais precioso, o seu Espírito Santo.

 Primeiro valorize o Espírito Santo, não negocia essa presença por qualquer outra coisa.

13. Então ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores a ti se converterão.
14. Livra-me dos crimes de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação, e a minha língua louvará altamente a tua justiça.

 Quem pode te justificar, nós podemos louvar a Deus pois nossa justiça vem única e exclusivamente dele.

Isaías Cap. 64.
6 Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças, como trapo da imundícia; e todos nós caímos como a folha, e as nossas culpas, como um vento, nos arrebatam.

 A não, mas se você fizer uma quantidade específica de rituais isso pode contribuir, isso é lei e não graça, melhor do que inicialmente fazer é reconhecer o que o Senhor Deus fez por você, ai você vai ama-lo, e o que fizer será a gratidão do que ele fez por ti, e ele foi quem nos amou primeiro.


Gálatas Cap. 2.
20 Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim.
21 Não aniquilo a graça de Deus; porque, se a justiça provém da lei, segue-se que Cristo morreu debalde.

15. Abre, Senhor, os meus lábios, e a minha boca entoará o teu louvor.

 Antes de tudo temos que reconhecer que não pode faltar o desejo de expressar a nossa gratidão, um louvor ao Senhor nos nossos lábios, que é a oferta dos lábios que confessam o seu nome!

16. Pois não desejas sacrifícios, senão eu os daria; tu não te deleitas em holocaustos.

 Deus não está querendo sacrifício seu, pois o sacrifícios de Jesus Cristo por nossas vidas é mais que suficiente para nós justificar.

17. Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.

Quebrantado:
Sem forças, debilitado, fraco.
Contrito:
Que sente contrição; arrependido, pesaroso

É sentir o coração pequeno, apertado,

 Nós não somos nada, fracos insignificantes, mas podemos todas as coisa em Deus que nos fortalece.

Romanos Cap. 8.
26 E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.

18. Faze o bem a Sião, segundo a tua boa vontade; edifica os muros de Jerusalém.

 Olha o resultado de ter o Espírito Santo é reconhecer que não somos nada, olha o final da oração de Davi, ele já não se preocupava com ele mesmo, o perdão nos faz entender o motivo real pelo qual fomos chamados que é expressar o amor com o qual o Senhor nos amou.

 Faze o bem a Sião, segundo a tua boa vontade; edifica os muros de Jerusalém.

 Não era com a estrutura física da cidade que se preocupava, mas com as pessoas que ali estavam.

 Edifica os muros, guarda, protege o teu povo, preserva eles, livra das investidas, pra honra e glória do teu Santo nome pois só o Senhor tem todo poder


 A todos a paz do Senhor Jesus Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OS TRABALHADORES DA VINHA

  OS TRABALHADORES DA VINHA Mateus Cap. 20 1 Porque o Reino dos céus é semelhante a um homem, pai de família, que saiu de madrugada a assa...