RECONSTRUÇÃO DOS MUROS E PORTAS DE JERUSALÉM
“Como não estaria triste o meu rosto estando a cidade, o lugar
dos sepulcros de meus pais, assolada e tendo consumidas as suas portas a fogo?”
“Peço-te que me envies”.
Quando
o povo de Deus foi levado preso para Babilônia, pelo rei Nabucodonosor, por
causa dos seus pecados, a profecia dada através do profeta Jeremias determinou
o tempo de castigo de 70 anos. Daniel, o jovem servo de Deus, serviu ao
Senhor com inteira fidelidade e alcançou posição elevada no meio daquele povo.
Outros
servos permaneceram fiéis todo o tempo do exílio e quando os 70 anos
acabaram-se, Daniel já era idoso e orou para que o povo voltasse para sua
terra.
Esdras
era temente a Deus, era sacerdote e logo voltou levando uma boa parte de gente,
e o rei Ciro o ajudou, fazendo cumprir a ordem de Deus. Esdras, no capítulo 1
do seu livro, fala muito claro sobre isto e o capítulo 2 menciona os nomes de
todos que voltaram com Zorobabel e logo que se estabeleceram, levantaram o altar
para adorarem a Deus. O templo foi construído e a alegria do povo foi intensa.
No
capítulo 4, o inimigo se levantou furioso, mas os profetas exortaram o povo a
obedecer à voz do Senhor. É assim que caminha a Obra do Senhor.
Pois
bem, é nesta circunstância que aparece o nosso estudo, objetivando lembrar-nos
que todo serviço de Deus tem um fim proveitoso: nossa edificação espiritual,
nosso crescimento.
Neemias
servia ao rei como copeiro no palácio, mas seu coração estava não no palácio,
mas na Obra de Deus.
Capítulo
1 – ele descobre que o trabalho do templo estava bem, mas os muros e as portas de Jerusalém estavam queimadas a fogo. Que casa está segura
com os muros caídos e as portas queimadas?
foi
então que ele se entristeceu de tal modo, que o rei que nunca o havia visto
triste, perguntou-lhe qual a razão da sua tristeza? e sua resposta foi: “Porque
os muros estão destruídos, as portas queimadas e os sepulcros dos meus pais
assolados. Com a permissão do rei, Neemias é liberado para o trabalho duro de
reconstruir os muros e as portas. este trabalho é tipo da Obra de Deus, que se
faz no presente momento. Temos uma Obra a fazer e para que o servo viva as 10 portas em sua vida, ele enfrenta
lutas com inimigos que se levantam dentro de si para impedir a sua vitória
espiritual. Inicia-se a Obra.
Os
muros são para proteção, eles separam o que era da cidade do lado de fora,
donde vinha o perigo: os ataques do inimigo. É necessário o sentimento de
realidade na vida do povo, da cidade, das pessoas e esta realidade é entendida
por segurança e paz.
Deus
tem prometido por um muro de fogo ao redor do seu povo para protegê-lo.
O
Espírito Santo em nós é o fogo que protege e destrói o poder do mal. Se assim
não for, nãos nos enganemos, porque não estamos no Espírito. Muros ao redor
significam mais que proteção, significam aconchego e comunhão.
Na
reconstrução vemos os agrupamentos de servos em lugares diferentes, porém todos
trabalhando, todos querendo o mesmo. Um era responsável e toda equipe
obedecia, pois era orientação do Senhor.
Primeiro
– A porta das ovelhas ou do gado. Eliasibe era o responsável, seu nome
significa: Deus restaura.
Era
a pessoa certa, era sacerdote e entendia de rebanho. É uma lembrança do Senhor
Jesus e de todo o seu trabalho que é visto nesta grande Obra.
Jesus, o pastor quer
busca as ovelhas.
1ª Porta –
A PORTA DAS OVELHAS
Jesus,
o Pastor. Indica a cruz como primeiro ponto de partida. A convocação para o
trabalho se faz necessário, todos tem que vir a trabalhar.
I
Co 3: 8
– Mostra que ao fim da obra há um galardão e é individual.
Jo
10: 1-10 – O Senhor Jesus, portanto, é o Pastor, está cuidando das ovelhas,
para que o curral esteja protegido contra tudo que vem assustá-las e
destruí-las.
O
ladrão vem para roubar (a fé, o entusiasmo na obra, a comunhão); matar
(a vida espiritual oferecendo o veneno do mundo); destruir (lançar no
inferno).
Jesus,
o Bom Pastor, está tomando conta do seu rebanho: através do Espírito Santo,
orientando para que nossos muros e portões estejam reparados e fechados contra
o mal.
Eu sou a porta
Esta
parte do muro ia até a torre de MEAH,
que significa dos 100, como Jesus mencionou na parábola do aprisco que
tinha 100 ovelhas. Uma se perdeu, Ele foi buscá-la. Aquela ovelha
perdida era eu.
O
limite onde aquele grupo trabalhava até a Torre de HANANEEL, que significa aquele a quem Deus é gracioso.
Se
sou salvo, o limite veio a mim. Se você é salvo, veio a você. Se somos salvos, somos
o aprisco do Senhor.
2ª Porta –
A PORTA DO PEIXE
Mc
1: 17
– “Vinde após mim e eu vos farei pescadores de homens”.
A
Porta do Peixe era onde havia um mercado de peixes, e os pescadores os traziam
para ali os venderem. A cidade precisava do peixe, era alimento e a porta
precisava ser reparada. Estabelece-se a realidade de que depois de salvos,
agregados ao aprisco do Senhor, temos que cuidar de salvar almas.
Assim
o Senhor fez, salvou seus servos e chamou-os para serem pescadores de homens.
Edificaram
os filhos de Sena, que significa erguer,
levantar. Uma obra sem salvação é caída, não presta.
Os
que colocaram fechaduras e ferrolhos foram: Meremote (forte), Mesulão
(reparador) e Zadoque – Sadik
(justo).
No
verso 5, há uma observação: os tecoitas trabalharam, porém os seus nobres não
meteram o seu pescoço a serviço do Senhor. Deus vê tudo, e tudo será galardoado.
Quem são os nobres, neste caso? Aqueles que são nascidos em lares de servos,
conhecem a Palavra desde cedo, pertencem à Igreja, mas não querem pescar os
peixes, não se interessam pela evangelização tão bem vista nesta porta.
outros
vêm do mundo e logo se entrosam no trabalho do Senhor.
Deus
está vendo tudo e no dia certo, tais vidas serão reprovadas na sua presença.
3ª Porta –
A PORTA VELHA
Ne
3: 6- 12
– fala da Eternidade.
Hb
13: 8
– Jesus é o mesmo ontem, hoje e para sempre.
Jr
31: 38 – Fala da porta de esquina, a mesma porta velha. Quando José perguntou
se o velho pai ainda vivia, ele queria saber do relacionamento
deles com o Pai. Jesus é esta Porta Velha, porque Ele é eterno. assim é visto
com seus cabelos brancos no Apocalipse. Nesta Eternidade, nesta porta
tudo foi acertado entre o Pai e o Filho, para nossa salvação.
Ct
4:6
– Tomaram parte neste trabalho: Joiada, cujo significado é: O Senhor Conhece. Não foi sem propósito
a escolha de alguém com este nome. O Senhor conhece tudo porque Ele é eterno.
Gibeonitas
(admitidos por falha de Josué, mas aproveitaram a graça imerecida, tipos do
pecador, nós que somos admitidos na eternidade por Jesus).
Filhas
de Salum – Mulheres no campo pesado de trabalho. Salum não tinha filhos, só
filhas e Deus as aceitou na obra. Outros trabalharam na reconstrução desta
porta.
4ª Porta –
PORTA DO VALE (Humildade)
Ne
3: 13
– Filipenses 2: 6-8 – Esta porta do Vale, da humildade, fala do lugar que o
Senhor Jesus tomou pelos pecadores. Ele humilhou-se até a morte e morte de
cruz, tornando-se maldição por nós. Esta porta tem que ser restaurada na vida
do servo de Deus ou ele não tem lugar na Obra. A Obra de Deus não tem lugar
para orgulhosos, mas para os obedientes, os que se humilham perante
Deus.
Hanun – Gracioso – foi o responsável.
Portas com fechaduras e ferrolhos colocados. É necessário muita vigilância, o
inimigo quer sempre colocar arrogância, presunção nos que trabalham, é preciso
ter bem fechado este portão. Um servo orgulhoso é a presa mais fácil para o
inimigo derrubar. A Porta do Vale, da humildade tem que ser restaurada.
O
orgulho não reconhece autoridade, ser gracioso para com Deus é ser humilde. Ao
humilde Ele, o Senhor exalta, mas o orgulhoso Ele abate.
5ª Porta -
PORTA DO MONTURO
Era
a porta usada para levar o lixo para fora da cidade. Jesus reparou esta porta
em nós levando nosso lixo, nosso pecado fora da cidade, fora de Jerusalém no
calvário.
Tudo
que é sujo em nossa vida, tudo que contamina, tem que ser escoado, tirado
completamente e diariamente, porque lixo não pode acumular.
I
Jo 1: 7
– "O sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o
pecado".
Malaquias filho de Recabe foi
o reparador. Ele pertencia à família dos recabitas que o Senhor usou para
mostrar obediência e servir de exemplo
ao povo de Jerusalém.
Era
o maioral da cidade. Se esta porta em nossa vida não for restaurada Deus não
pode operar.
I
Pe 1: 15-17: 4: 3-5.
6ª Porta -
PORTA DA FONTE
João
4: 6-15 – A Porta da Fonte é tipificada na Água Viva. Água oferecida por
Jesus à mulher samaritana. Só depois de sair o lixo da nossa vida, é que a
Porta da Fonte vai poder produzir a Água
Viva. É tipo, portanto, do Espírito santo. Foi reparada por Salum, que
significa "Paz".
A
mulher samaritana tinha uma vida que era um monturo, mas Jesus a purificou. Ela
aceitou e Ele ofereceu água viva da qual esta porta é tipo.
Vejamos,
pois, alguns significados: Salum – Paz
Colhoze – O santo Vidente
Mispah – Vigia
Os
homens acima mencionados eram os construtores desta porta. Isto nos mostra que:
Paz (Salum) haverá através do servo que, em santidade (Colhoze) vive a Profecia
e vigia (Mispah), assim é que Deus edifica sua Obra. É a porta mais vigiada em
termos de reparação, muito trabalho, muita gente, muita vigilância.
7ª Porta -
PORTA DAS ÁGUAS
É ligada à Porta da Fonte, porque o Senhor Jesus, tanto é a Fonte,
a origem, o nascedouro da Água, como a própria água.
Jo 3: 5; 7: 35; 5: 26.
Ofel é a
palavra em destaque, significa Lugar Alto, arredondado, indicando altura
como limite desta porta. Jesus é do alto, do alto veio e do alto vem a água
oferecida. Jo 7: 33 – voltarei para aquele que me enviou (veio do Pai).
A Palavra não dá nome de homem algum a reparar esta porta.
Diz que os Netinis (que eram servidores do templo) habitavam em
Ofel e os tecoítas reparavam. Dois grupos sem nome específico, mostrando ser
uma obra ligada diretamente ao Espírito Santo prometido pelo Senhor, para
batizar seus servos – Pentecostes.
Após derramar o Espírito Santo, a Palavra é revelada e edifica
aqueles que estão perto e se curvam a
ela. O homem não edifica a Obra de Deus, e sim o Espírito Santo.
Ofel é o
limite registrado no começo e no fim, vem do alto. A Palavra dispensa o homem.
8ª Porta -
PORTA DOS CAVALOS
Ne 3: 8 – Jer 31:
40 – Ef 6: 10-18
É por onde entravam a cavalo os homens que iam à guerra. Voltar
derrotado era triste, mas voltar com a vitória era alegria. Dá portanto a
entender Guerra e Vitória.
Na
guerra contra as trevas o povo de Deus está envolvido e tem que passar por esta
porta. Porta caída indica derrota, Porta erguida, mostra a
vitória dos valorosos.
Cant
3: 8 – "Todos armados de espadas, destros para a guerra, cada um com sua
espada na cinta por causa dos temores noturnos".
A
porta da Vitória tem que estar restaurada. Os Sacerdotes a repararam. Hoje
somos sacerdotes de Deus e a nós, cada um, cabe manter esta porta da Vitória em
sua própria vida. A Obra de Deus não comporta servo derrotado. Vivemos de
Vitória em Vitória.
9ª Porta -
PORTA ORIENTAL
Luc 2: 79 – "Pelas entranhas da misericórdia do nosso Deus,
com que do Oriente do alto nos visitou".
Ez 44: 1-2 – "Então levou-me à porta, a porta que olha para o
caminho do oriente e eis que a glória do Deus de Israel vinha do caminho do
Oriente e a sua voz era como a voz de muitas águas".
De Ezequiel sabemos que a Shequina
– a glória – deixou a porta Oriental para depois brilhar no milênio, quando o
Senhor Jesus estará novamente reinando neste mundo.
No templo que será em Jerusalém, o Senhor se sentará no Trono de
Davi e reinará para todo sempre.
A Porta Oriental olha para o Sol nascente, portanto é do Senhor
Jesus que ela trata.
Ele voltará e, por isso, a igreja se identifica mais e mais com
Ele e se prepara para a segunda vinda. Se esta porta não for restaurada, não há
como passar por ela. Seconias era o guarda desta porta, seu nome significa Habitação
do Senhor.
Quando o Senhor vier, governará com vara de ferro: O juízo será
estabelecedo.
10ª Porta -
PORTA DE MIFCADE
Era também conhecida
como A Porta do Ouro.
Malaquias significa Jeová é Rei, foi o responsável
pela reparação desta porta; ele era filho do ourives.
Era o lugar onde os juízes sentavam, discutiam e julgavam os
problemas.
Fala do julgamento do tribunal de Cristo.
I Co 3 – Sl 122: 7
Interessante é notar em Neemias 3: 22 - último verso – a ligação
entre esta última porta e a primeira, a das ovelhas ou do gado.
O início de uma caminhada, quando primeiro somos redimidos,
salvos, no aprisco do Senhor e continuaremos na caminhada até chegarmos ao
Tribunal de Cristo, quando receberemos dele os galardões pelo trabalho feito.
Resumindo, em tudo vemos a caminhada percorrida. O muro circunda,
protege as portas, com seus ferrolhos fecha tudo, não permitindo a entrada do
adversário.
CONCLUSÃO
Neemias 3
v.
1 – Porta do Gado – A cruz como
ponto de partida
v.
3-5 – Porta do Peixe – Serviço (vida
eterna)
v.
6-12 – Porta Velha – Jesus como
Senhor Eterno
v.
13 – Porta do Vale – Humildade
v.
14 – Porta do Monturo – Limpeza,
santificação
v.
15-25 – Porta da Fonte –
Pentecostes, Plenitude do Espírito Santo
v.
26-27 – Porta da Água – Palavra de
Deus
v.
28 – Porta do Cavalo – Guerra e
Vitória
v.
29 – Porta Oriental – Vinda do
Senhor
v.
32 – Porta do Ouro – Julgamento de
Cristo
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