A purificação






A purificação

Mateus Cap. 21.
12 E entrou Jesus no templo de Deus, e expulsou todos os que vendiam e compravam no templo, e derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas.
13 E disse-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração. Mas vós a tendes convertido em covil de ladrões.
14 E foram ter com ele ao templo cegos e coxos, e curou-os.
15 Vendo, então, os principais dos sacerdotes e os escribas as maravilhas que fazia e os meninos clamando no templo: Hosana ao Filho de Davi, indignaram-se
16 e disseram-lhe: Ouves o que estes dizem? E Jesus lhes disse: Sim; nunca lestes: Pela boca dos meninos e das criancinhas de peito tiraste o perfeito louvor?
17 E, deixando-os, saiu da cidade para Betânia e ali passou a noite.


 Após meditar em uma série de fatos ocorridos no capítulo 21 de Mateus algo me chamou a atenção especialmente nesse texto sobre a purificação do templo, o fato que me chamou a atenção é como a princípio parecem situações distintas mas ao ler o Senhor me fez perceber como ambas estão conectadas, a entrada triunfal e a purificação, pois na verdade como o próprio texto já diz é o cumprimento de uma profecia.

Veja:

Mateus Cap. 21.
4 Ora, tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta, que diz:
5 Dizei à filha de Sião: Eis que o teu Rei aí te vem, humilde e assentado sobre uma jumenta e sobre um jumentinho, filho de animal de carga.

Isso fazendo menção ao profeta Zacarias.

Zacarias Cap. 9.
9 Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que o teu rei virá a ti, justo e Salvador, pobre e montado sobre um jumento, sobre um asninho, filho de jumenta.

 E o que vem a seguir é algo interessante pois nos fará entender o que o Senhor quer nos dizer adiante sobre como a entrada triunfal tem relação com a purificação do templo.

Mateus Cap. 21.
9 E as multidões, tanto as que iam adiante como as que o seguiam, clamavam, dizendo: Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas alturas!

 Isso não era algo que humanamente havia sido organizado ou mesmo planejado, vemos isso na atitude dos dicípulos que não tinham ideia do que deveriam fazer até que o momento estivesse próximo e o Senhor assim os dissesse como deveriam agir.

Mateus Cap. 21.
1 E, quando se aproximaram de Jerusalém e chegaram a Betfagé, ao monte das Oliveiras, enviou, então, Jesus dois discípulos, dizendo-lhes:
2 Ide à aldeia que está defronte de vós e logo encontrareis uma jumenta presa e um jumentinho com ela; desprendei-a e trazei-mos.
3 E, se alguém vos disser alguma coisa, direis que o Senhor precisa deles; e logo os enviará.


 Um culto podemos dizer assim, um momento de adoração estava para acontecer e em momentos assim por mais que planejemos e tenhamos aparato e estrutura nada terá mais valor e significado que a direção que o Espírito Santo revelar, aquele momento não era um momento qualquer era o cumprimento de uma profecia, foi uma operação do próprio Espírito Santo para que o profético acontecesse, para que o profético viesse a tona.
 Para que reconheçamos quem é aquele que é Rei e Senhor das nossas vidas, muitos dos que ali estavam com certeza participaram daquele ritual religioso muitas vezes, mas naquela ocasião foi diferente, dessa vez também é diferente você não está lendo mais um artigo cheios de curiosidades e palavras bonitas, mas uma mensagem da parte do Senhor Deus para que entendamos de uma vez por todas que somos bem aventurados quando dicernimos pela palavra o momento profético que vivemos, rejubila meu irmão, rejubila minha irmã, Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que o teu rei virá a ti, justo e Salvador, pobre e montado sobre um jumento, sobre um asninho, filho de jumenta.

 Foi a promessa do Senhor a Davi que não faltaria quem se assentasse sobre o trono.

 E as multidões, tanto as que iam adiante como as que o seguiam, clamavam, dizendo: Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas alturas!

 Esse é o culto daqueles que são movidos pelo Espírito Santo de Deus, que são dirigidos por ele, é o culto onde ninguém mais ocupa o lugar de destaque pois só o Senhor Jesus é Rei e Senhor das nossas vidas, o nosso único é suficiente salvador.

Mateus Cap. 21.
10 E, entrando ele em Jerusalém, toda a cidade se alvoroçou, dizendo: Quem é este?
11 E a multidão dizia: Este é Jesus, o Profeta de Nazaré da Galileia.

 Que culto diferente, todos envolvidos, os dicípulos se encarregaram de trazer os animais, as pessoas ornamentaram a cidade com suas vestes e galhos de árvores, mas o único nome que foi exaltado foi o nome Santo de Jesus Cristo!

 As pessoas perguntavam o por que daquilo tudo, por que vocês estão fazendo isso tudo ou mesmo quem era, sabe qual foi a resposta?
 A resposta não foi, é por que vai vir aí o grande pregador, a tem também tem o grande cantor, não, não era isso, as pessoas se empenhavam por que Jesus estava vindo, ele estaria presente, o nosso empenho só tem uma motivação, sabe qual?

 Toca a trombeta, ornamenta a cidade, lancem suas vestes, o Rei está vindo, Jesus Cristo vai voltar e vai arrebatar a sua igreja!

 Mas a pergunta é com que ele irá se deparar quando se der o momento da sua volta?

Que culto estamos prestando ao Senhor?

 Quando vier o filho do homem achará fé na terra, uma fé profética é eterna ou humana e materialista voltada para essa vida?

Quem subirá ao monte do Senhor?


Salmos Cap. 24.
3 Quem subirá ao monte do Senhor ou quem estará no seu lugar santo?
4 Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente.
5 Este receberá a bênção do Senhor e a justiça do Deus da sua salvação.


 O texto que lemos fala exatamente disso da purificação do templo.


12 E entrou Jesus no templo de Deus, e expulsou todos os que vendiam e compravam no templo, e derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas.

 Olha o cenário que Jesus encontrou naquela ocasião, eu pergunto é uma realidade diferente da que vemos nos dias de hoje?
Não.

13 E disse-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração. Mas vós a tendes convertido em covil de ladrões.

 Quando Jesus chegou no templo ao invés de oração, de homens que levantam mãos santas e invocam o nome do Senhor, ele viu homens que usavam as coisas do Senhor  para tirarem proveito das pessoas, em benefício próprio.


 Não deixe nem aceite que qualquer outra coisa ocupe o lugar no templo que é seu coração e que pertence única e exclusivamente ao Senhor.

14 E foram ter com ele ao templo cegos e coxos, e curou-os.

 Vale lembrar que os que tinha deficiência e enfermidade não entrava no templo naqueles dias, mas depois que os que compravam e vendiam se retiraram e o Senhor passou a ser o centro do culto, vidas voltaram a ser restauradas.

Até os enfermos poderam entrar e ir até ele!

 Nos cultos onde o Senhor tem o primeiro lugar as pessoas não permanecem do mesmo Jeito, entram enfermas e saem saradas.

15 Vendo, então, os principais dos sacerdotes e os escribas as maravilhas que fazia e os meninos clamando no templo: Hosana ao Filho de Davi, indignaram-se
16 e disseram-lhe: Ouves o que estes dizem? E Jesus lhes disse: Sim; nunca lestes: Pela boca dos meninos e das criancinhas de peito tiraste o perfeito louvor?

 Como as crianças são realmente sinceras, autêntica e espontâneas, você já viu alguém obrigar uma criança a fazer algo que não queira, a indignação dos líderes religiosos é que por certo nos cultos onde o material prevalecia até então algo parecido não havia acontecido.

 Sabe qual a indignação dos religiosos em questão, não aceitavam que todas as maravilhas ocorreram sem a sua interferência, mas Deus não precisa de homens para operar, ele não dá sua glória a homens e quem quiser se glóriar que seja no Senhor.

 Mas os religiosos não foram sensíveis o suficiente para reconhecerem que a glória pertence ao Senhor.


E Jesus os deixou.

17 E, deixando-os, saiu da cidade para Betânia e ali passou a noite.


 Ele os Deixou, e foi para Betânia que significa casa do aflito onde passou a noite, mesmo que seja esse um período de noite, tenebroso em que as aflições tem se levantado, nós não abrimos mão da presença gloriosa do nosso amado Salvador, mesmo que as trevas da apostasia estejam sobre o mundo, o Senhor Jesus é a nossa luz e a nossa salvação, em nenhum momento sequer nos sentimos só!



A todos a paz do Senhor e Salvador Jesus Cristo!

Um comentário:

OS TRABALHADORES DA VINHA

  OS TRABALHADORES DA VINHA Mateus Cap. 20 1 Porque o Reino dos céus é semelhante a um homem, pai de família, que saiu de madrugada a assa...