Davi consulta a Deus

 



Davi  consulta a Deus



I Crônicas Cap. 14.
14 E tornou Davi a consultar a Deus; e disse-lhe Deus: Não subirás atrás deles; mas anda em roda por detrás deles e vem a eles por defronte das amoreiras;
15 e há de ser que, ouvindo tu um ruído de andadura pelas copas das amoreiras, então, sai à peleja; porque Deus haverá saído diante de ti, a ferir o exército dos filisteus.
16 E fez Davi como Deus lhe ordenara; e feriram o exército dos filisteus desde Gibeão até Gezer.
17 Assim se espalhou o nome de Davi por todas aquelas terras; e o Senhor pôs o seu temor sobre todas aquelas gentes.



 Apesar de haver meditado algumas vezes nesse texto, no dia 26/07/2020 fui surpreendido por uma revelação maravilhosa da parte do Senhor, desde cedo estava meditando sobre o conteúdo da EBD em relação a obra de Davi e como o Senhor o abençoou e o que levou Saul a distanciar-se tanto de Deus, confesso que insisti em examinar os fatos e o meu único pedido foi Senhor fala comigo, reconhecendo é claro não ser digno, falho e imperfeito, mas contando única e exclusivamente com a misericórdia do nosso Deus, e agora depois de meditar e ouvir o Senhor falar ao meu coração por sua palavra e posso dizer Deus fez algo novo e maravilhoso em minha vida.

 Pude entender algo simples, mas significativo sobre como a casa de Saul ia se enfraquecendo e  a casa de Davi ia se fortalecendo e diga-se de passagem que maravilha o ensino do Senhor para nossas vidas hoje.


 Não há como não amar um Deus como esse que sendo tão grandioso se preocupa com seres tão insignificantes como nós, se revela e demonstra seu amor mesmo que não mereçamos.


 O Senhor me disse por que Saul se distanciou tanto ao ponto que Davi foi segundo o seu coração ou como em seu coração ele esperava que ele agisse.


 Olha a atitude que fez Saul fracassar em relação às orientações do Senhor e que determinou que o rejeitasse.

I Samuel Cap. 15.
20 Então, disse Saul a Samuel: Antes, dei ouvidos à voz do Senhor e caminhei no caminho pelo qual o Senhor me enviou; e trouxe a Agague, rei de Amaleque, e os amalequitas destruí totalmente;
21 mas o povo tomou do despojo ovelhas e vacas, o melhor do interdito, para oferecer ao Senhor, teu Deus, em Gilgal.
22 Porém Samuel disse: Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios como em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.


 Saul até era bem intencionado, mas por melhor que fosse podia até parcialmente e momentaneamente conquistar a aprovação das pessoas, mas ao Senhor nosso Deus só há uma forma de agradar e é observando a sua santa palavra, esse é o nosso prazer ouvi-lo falar conosco por meio dela, agradar as pessoas para se manter no cargo funcionou por um tempo para Saul, porém anulou o projeto eterno de Deus em sua vida.


 Era a preocupação de Davi agradar mais a Deus que a homens.

Salmos Cap. 27.
10 Porque, quando meu pai e minha mãe me desampararem, o Senhor me recolherá.


 E o texto que lemos fala exatamente disso, de como ser agradável ao Senhor, isso por certo era o que diferenciava Davi de Saul, Davi se preocupava menos com que as pessoas iriam pensar e mais com o que o Senhor iria pensar dele, ou seja ele preferia ser rejeitado pelas pessoas do que abrir mão dos preceitos e valores eternos contidos na palavra do Deus vivo.


 Davi estava vivendo um dos momentos mais prósperos em que contabilizou o maior número de conquistas, ascendeu ao trono, fez alianças duradouras, viu sua prole se multiplicar, ele entendeu que o Senhor confirmará seu reinado.


Veja como foi:


I Crônicas Cap. 14.
1 Então, Hirão, rei de Tiro, mandou mensageiros a Davi, e madeira de cedro, e pedreiros, e carpinteiros, para lhe edificar uma casa.
2 E entendeu Davi que o Senhor o tinha confirmado rei sobre Israel; porque o seu reino se tinha muito exaltado por amor do seu povo Israel.
3 E Davi tomou ainda mais mulheres em Jerusalém; e gerou Davi ainda mais filhos e filhas.
4 E estes são os nomes dos filhos que tinha em Jerusalém: Samua, e Sobabe, Natã, e Salomão,
5 e Ibar, e Elisua, e Elpelete,
6 e Nogá, e Nefegue, e Jafia,
7 e Elisama, e Beeliada, e Elifelete.

 Viu que momentos maravilhosos ele estava vivendo, mas olha o que acontece quando um dos maiores inimigos do povo de Deus os filisteus sabem do ocorrido.

I Crônicas Cap. 14.
8 Ouvindo, pois, os filisteus que Davi havia sido ungido rei sobre todo o Israel, todos os filisteus subiram em busca de Davi; o que ouvindo Davi, logo saiu contra eles.
9 E, vindo os filisteus, se estenderam pelo vale dos Refains.


 E aqui aprendemos que por mais que o momento seja favorável com era para Davi as dificuldades não vão deixar de existir e que se deixarmos de observar exatamente como diz a palavra de Deus como fez Saul ficaremos distantes e vulneráveis.

 Olha os Filisteus se reuniram todos eles ou seja a maior quantidade possível e no vale dos refains cujo o nome está relacionado a uma raça antiga de gigantes, ou seja essa dificuldade não seria pequena, é possível que os filisteus tenham vindo de todas as partes para se opor a Davi, por certo existem pessoas vivendo momentos assim tudo estava indo tão bem para Davi, mas derrepente surgiram dificuldades não se sabe de onde, dos lugares mais improváveis, mas o nosso Deus sempre será maior que todas elas.


 E o que nos chama a atenção é a postura de Davi totalmente diferente de Saul.

I Crônicas Cap. 14.
10 Então, consultou Davi a Deus, dizendo: Subirei contra os filisteus, e nas minhas mãos os entregarás? E o Senhor lhe disse: Sobe, porque os entregarei nas tuas mãos.


 Davi consultou ao Senhor, ele queria fazer conforme sua vontade.

I Crônicas Cap. 14.
11 E, subindo a Baal-Perazim, Davi ali os feriu; e disse Davi: Por minha mão, Deus derrotou a meus inimigos, como a rotura das águas. Pelo que chamaram o nome daquele lugar Baal-Perazim.
12 E deixaram ali seus deuses; e ordenou Davi que se queimassem a fogo.

 A expressão de Davi por minha mão, Deus derrotou a meus inimigos, como a rotura das águas, está relacionada ao Senhor, que significa o Senhor abre brecha ou rotura, é o Senhor mostrando a sua grandeza pois só Ele abre rotura nas águas, só o nosso Deus, nenhum outro rompe barreiras e obstáculos intransponíveis.

 Então os filisteus se dispersão mas voltam a se reagrupar.

I Crônicas Cap. 14.
13 Porém os filisteus tornaram e se estenderam pelo vale.


 Então Davi sem se preciptar consulta ao Senhor e a estratégia do Senhor para lhe conceder a Vitória é algo que aos olhos humanos não é muito convencional, tão pouco lógico, mas para quem é Espiritual faz todo o sentido, confesso que me aquebrantei quando o Senhor falou comigo por meio dessa palavra.


I Crônicas Cap. 14.
14 E tornou Davi a consultar a Deus; e disse-lhe Deus: Não subirás atrás deles; mas anda em roda por detrás deles e vem a eles por defronte das amoreiras;
15 e há de ser que, ouvindo tu um ruído de andadura pelas copas das amoreiras, então, sai à peleja; porque Deus haverá saído diante de ti, a ferir o exército dos filisteus.
16 E fez Davi como Deus lhe ordenara; e feriram o exército dos filisteus desde Gibeão até Gezer.
17 Assim se espalhou o nome de Davi por todas aquelas terras; e o Senhor pôs o seu temor sobre todas aquelas gentes.


 Que maravilha ao ponto que Saul ouvia mais o que os outros diziam esperando aprovação, Davi tinha o cuidado de fazer exatamente como o Senhor requeria por meio de sua palavra.

 Não subirás atrás deles; mas anda em roda por detrás deles e vem a eles por defronte das amoreiras;

 Ou seja vai por detrás, defronte das amoreiras, não confronta, não bate de frente, não argumenta, não liga para o que vão falar, ouve o que o Senhor tem a dizer.

 há de ser que, ouvindo tu um ruído de andadura pelas copas das amoreiras, então, sai à peleja; porque Deus haverá saído diante de ti, a ferir o exército dos filisteus.

  Se fizermos como o Senhor disser não há com que se preocupar, pois ele já terá ido a frente da peleja e determinado a Vitória.

 Ouvindo tu um ruído de andadura pelas copas das amoreiras, um ruído, um som de alguém andando por cima das árvores, o som de que somos vitoriosos vem do alto, é o Senhor dos exércitos agindo em favor daquele que anda de acordo com sua palavra.

  Precisamos meditar na palavra, orar, jejuar buscar ao Senhor, para estarmos sensíveis ao sinal que vem de cima, lá da eternidade.
Podem me chamar de louco mas eu prefiro ouvir o som do Senhor dos exércitos por cima das amoreiras, que vai a frente e peleja por nós, que qualquer plano que o homem por mais estrategista que seja possa traçar.

16 E fez Davi como Deus lhe ordenara; e feriram o exército dos filisteus desde Gibeão até Gezer.
17 Assim se espalhou o nome de Davi por todas aquelas terras; e o Senhor pôs o seu temor sobre todas aquelas gentes.

 É assim, as pessoas agora sabiam quem Davi era e temiam o Deus a quem ele servia.

 Toda honra, glória e louvor ao nome do nosso Deus!


 A todos a paz do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo!

Um comentário:

DOUTRINAS BÍBLICAS

                            DOUTRINAS BÍBLICAS CONCEITO GERAL INTRODUÇÃO  Este conteúdo tem a finalidade de expor o mais simples do fundamen...