Este dia é dia de boas-novas







Este dia é dia de boas-novas


II Reis Cap. 7.
9 Então, disseram uns para os outros: Não fazemos bem; este dia é dia de boas-novas, e nos calamos; se esperarmos até à luz da manhã, algum mal nos sobrevirá; pelo que agora vamos e o anunciemos à casa do rei.

 A palavra em II Reis Cap. 6. relata da seguinte forma.

24 E sucedeu, depois disso, que Ben-Hadade, rei da Síria, ajuntou todo o seu exército; e subiu e cercou a Samaria.
25 E houve grande fome em Samaria, porque eis que a cercaram, até que se vendeu uma cabeça de um jumento por oitenta peças de prata, e a quarta parte de um cabo de esterco de pombas, por cinco peças de prata.


 Um exército havia cercado a cidade, a população se encontrava literalmente isolada, reclusa naquele lugar, a primeira coisa que acontece a partir daí é a escasez de alimento que gerou uma demanda elevada frente a baixa oferta, fazendo assim com que o valor das coisas se elevassem, quem tinha pouco poder aquisitivo passou a padecer fome ao ponto que as pessoas estavam tomando atitudes desesperadas, o primeiro posicionamento do rei de Israel diante daquilo tudo, foi em represália atribuir a culpa daquela situação ao Senhor, então foi ao encontro de Eliseu para o punir, a expressão que o rei de Israel usou foi esse mal vem do Senhor.

 Vale a pena lembrar que o rei em questão era Jorão filho de Acabe e Jezabel que adotaram costumes e práticas que não estavam em conformidade com a vontade do Senhor expressa em sua santa palavra, e aqui aprendemos algo valioso o Senhor não tem prazer no sofrimento de quem quer que seja, as pessoas que se afastam, ele não, eles está onde sempre esteve de braços abertos para amparar os que reconhecem que são dependentes dele, o homem pode fazer suas próprias escolhas como a de viver distante dele porém ficará a mercê, vulnerável, entregue a sua própria sorte, mas elas tem consequência muita das vezes catastróficas, ou seja o mal que muitos tem vivido são consequências de suas próprias escolhas.

 Então o texto segue dizendo que Eliseu não se intimidou diante da falta de temor daquele governante e entrega uma palavra que foi um testemunho de que só o Senhor pode realizar um milagre e reverter qualquer situação por mais contraria que seja.

II Reis Cap. 7.
1 Então, disse Eliseu: Ouvi a palavra do Senhor; assim diz o Senhor: Amanhã, quase a este tempo, uma medida de farinha haverá por um siclo, e duas medidas de cevada, por um siclo, à porta de Samaria.

 Haveria tanta fartura que no dia seguinte no mesmo horário um ciclo seria suficiente para uma medida de farinha, tanto quanto para duas medidas de cevada.

II Reis Cap. 7.
2 Porém um capitão, em cuja mão o rei se encostava, respondeu ao homem de Deus e disse: Eis que, ainda que o Senhor fizesse janelas no céu, poder-se-ia fazer isso? E ele disse: Eis que o verás com os teus olhos, porém daí não comerás.

 Essa é a realidade também dos dia em que vivemos quantos como esse Capitão que ocupava uma posição elevada no reino em cujo a mão do rei se encostava, estão tão firmados nas coisa dessa vida a ponto de não reconhecerem a grandeza e o poder do Deus a quem servimos, o Deus que faz lugares desertos como eram as nossas vidas se tranformarem em mananciais de águas.

 E o que nos chama a atenção é a maneira com que Deus pelo seu Espírito Santo move todas as coisas e opera um milagre, foi assim que ele fez conosco também lembra?

II Reis Cap. 7.
3 E quatro homens leprosos estavam à entrada da porta, os quais disseram uns aos outros: Para que estaremos nós aqui até morrermos?

 Quatro homens que viviam a margem da sociedade, que eram excluídos do convívio com as pessoas, aos quais aos olhos de todos não tinham qualquer valor, não eram os mais doutos, nem os mais preparados, tão pouco eram os de mais poder aquisitivo, nem os mais saudáveis fisicamente, mas decidiram não viverem mais do mesmo jeito, ninguém está dizendo que salvação depende de nós pois é pela graça, mas nós  precisamos fazer a diferença diante da dificuldade.

4 Se dissermos: Entremos na cidade, há fome na cidade, e morreremos aí; e, se ficarmos aqui, também morreremos; vamos nós, pois, agora, e demos conosco no arraial dos siros; se nos deixarem viver, viveremos, e, se nos matarem, tão somente morreremos.

 Já que vamos morrer disseram eles, não o faremos sem lutar, se Cristo não voltar antes todos vamos morrer, então que eu morra caminhando ao encontro do meu Senhor, eles não pararam diante da dificuldade, do obstáculo mas foram adiante.


5 E levantaram-se ao crepúsculo, para irem ao arraial dos siros; e, chegando à entrada do arraial dos siros, eis que não havia ali ninguém.
6 Porque o Senhor fizera ouvir no arraial dos siros ruído de carros e ruído de cavalos, como o ruído de um grande exército; de maneira que disseram uns aos outros: Eis que o rei de Israel alugou contra nós os reis dos heteus e os reis dos egípcios, para virem contra nós.
7 Pelo que se levantaram, e fugiram no crepúsculo, e deixaram as suas tendas, e os seus cavalos, e os seus jumentos, e o arraial como estava; e fugiram para salvarem a sua vida.
8 Chegando, pois, estes leprosos à entrada do arraial, entraram numa tenda, e comeram, e beberam, e tomaram dali prata, e ouro, e vestes, e foram, e os esconderam; então, voltaram, e entraram em outra tenda, e dali também tomaram alguma coisa, e a esconderam.

 E o que eles fizeram a partir daí demonstra quanto caráter, nobreza, coragem e temor eles tinham.

II Reis Cap. 7.
9 Então, disseram uns para os outros: Não fazemos bem; este dia é dia de boas-novas, e nos calamos; se esperarmos até à luz da manhã, algum mal nos sobrevirá; pelo que agora vamos e o anunciemos à casa do rei.

 Eles não pensaram duas vezes escolheram anunciar aquela mesma sociedade que os havia excluído e rejeitado e que poderia faze-lo novamente, que mesmo diante da dificuldades e que fosse noite havia uma oportunidade de que suas vidas fossem preservadas, nem a enfermidade deles foi impedimento.

 Este é também um dia de boas novas, é noite, o momento das mais densas trevas sobre o mundo,  mas nós não vamos nos calar nem nos acomodar e mesmo se duvidadarem ou se nos rejeitarem vamos anunciar que o nosso Deus tem todo o poder, ele pode operar o milagre e através do seu Filho Jesus Cristo ele nos deu a oportunidade para que as nossas vidas sejam preservadas por toda a eternidade!


A todos a paz do Senhor Jesus Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OS TRABALHADORES DA VINHA

  OS TRABALHADORES DA VINHA Mateus Cap. 20 1 Porque o Reino dos céus é semelhante a um homem, pai de família, que saiu de madrugada a assa...