Me levantei, por mãe em Israel




Me levantei, por mãe em Israel


Juízes Cap. 5.
7 Cessaram as aldeias em Israel, cessaram, até que eu, Débora, me levantei, por mãe em Israel me levantei.

  Que momento, que glorificação, esse é o cântico de Débora em louvor e gratidão ao Senhor pela Vitória alcançada.

  Mas quem foi Débora e como Deus a usou para que Israel alcançasse uma Vitória tão almejada sobre Jabim rei de Canaã?

A palavra nos diz:


Juízes Cap. 4.
4 E Débora, mulher profetisa, mulher de Lapidote, julgava a Israel naquele tempo.
5 E habitava debaixo das palmeiras de Débora, entre Ramá e Betel, nas montanhas de Efraim; e os filhos de Israel subiam a ela a juízo.


  Notem o testemunho de Débora em dias em que Havia apostasia e uma boa parte da sociedade indefinida estava aderindo a outros deuses

  Débora, mulher profetisa, mulher de Lapidote que significa tochas acesas ou corda de navio, esse era o compromisso de Débora que diante do distanciamento daquela sociedade se manteve firme aos valores e propósitos eternos que Deus estabeleceu, nessa última hora o nosso compromisso é com aquele que mantém a chama viva, acesa em nossos corações, que faz nosso coração arder com a promessa de uma eternidade, o nosso compromisso é com o Espírito Santo.

  Habitava entre Ramá e Betel, Ramá significa lugar alto ou elevado e Betel significa a casa de Deus, essa é a nossa posição entre Ramá e Betel, nessa última hora o servo fiel prioriza duas coisas a primeira é Betel a casa de de Deus é tudo o que queremos, lugar de viver a comunhão que o Senhor nos proporciona quando estamos juntos a esse povo salvo pela graça de Cristo Jesus, como o Salmista mesmo disse alegrei-me quando me disseram vamos a casa do Senhor.

A mais Ramá não foi citada primeiro no texto?

  Sim, esse é o nosso segredo para habitarmos em Betel na casa do nosso Deus, em sua presença, primeiro vem Ramá lugar alto, a então eu tenho que me destacar, ser reconhecido, estar diante dos holofotes, das câmeras?

  Não, qual é o lugar mais alto que queremos estar, onde depois de experimentar a glória de Deus como Moisés nós nunca mais vamos querer sair?
É aos pés do nosso do nosso Deus, do nosso amado Salvador Jesus Cristo.

  Como Elias quando ouviu o som de uma abundante chuva subiu ao Carmelo e colocou a cabeça entre os Joelhos e se prostrou ante ao nosso Deus, esse é o desejo da nossa alma.

  Nas montanhas de Efraim, esse é o nosso lugar, Efraim significa duplamente frutífero, esse foi o pedido de Eliseu a Elias que porção dobrada do Espírito do Senhor fosse derramada sobre a vida dele.

  Os filhos de Israel subiam a ela a juízo, diante disso Débora tornou-se uma referência para o povo naqueles dias, tanto que o povo subia a ela para juízo, sabe o que fazia com que as pessoas fossem atraídas aquele lugar não era por que Débora era excepiconal, diferenciada, não era conhecimento humano, mas por que Deus estava presente em sua vida, tudo que ela falava era por inspiração do proprio Deus.

  Olha a iniciativa dela em relação aquilo que Deus havia determinado.

Juízes Cap. 4.
6 E enviou, e chamou a Baraque, filho de Abinoão, de Quedes de Naftali, e disse-lhe: Porventura o Senhor, Deus de Israel, não deu ordem, dizendo: Vai, e atrai gente ao monte de Tabor, e toma contigo dez mil homens dos filhos de Naftali e dos filhos de Zebulom?
7 E atrairei a ti para o ribeiro de Quisom a Sísera, capitão do exército de Jabim, com os seus carros e com a sua multidão, e o darei na tua mão.
8 Então, lhe disse Baraque: Se fores comigo, irei; porém, se não fores comigo, não irei.

 Ela não deixa sua posição mas manda chamar a Baraque para transmitir aquilo que o Senhor havia dito, nesse momento em que a peleja se intensifica em que muitos entram em desespero e estão sem rumo, nós como Débora não mudamos nosso discurso, vamos testemunhar que se depositarmos a nossa confiança no nosso Deus ele entregará a Vitória em nossas mãos.


Juízes Cap. 5.
7 Cessaram as aldeias em Israel, cessaram, até que eu, Débora, me levantei, por mãe em Israel me levantei.

  Cessaram as aldeias em Israel, quantas vidas estavam se perdendo, até que eu, Débora, me levantei, por mãe em Israel me levantei.

  Débora realmente foi mãe sobre Israel, pois em um momento como aquele ela foi um instrumento nas mãos do Senhor, ela chama a Baraque e dá um conselho da parte de Deus para que houvesse livramento.

  Nesse dia queremos lembrar dessas servas valorosas, mulheres de Deus, firmadas na palavra, Mães que o Senhor mesmo tem levantado nessa última hora com um conselho para instruir, formando o caráter dessa geração com honra e integridade, por meio de vocês como foi também através de Débora quantas famílias Deus tem preservado.

  Somos gratos a Deus por vocês Mães, que Deus as abençoe!


A todos a paz do Senhor Jesus Cristo!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

OS TRABALHADORES DA VINHA

  OS TRABALHADORES DA VINHA Mateus Cap. 20 1 Porque o Reino dos céus é semelhante a um homem, pai de família, que saiu de madrugada a assa...