O Senhor te edificará uma casa (uma breve contribuição ao estudo da EBD)





O Senhor te edificará uma casa


ICrônicas Cap. 17.
6 Por todas as partes por onde andei com todo o Israel, porventura, falei alguma palavra a algum dos juízes de Israel, a quem ordenei que apascentasse o meu povo, dizendo: Por que me não edificais uma casa de cedros?
7 Agora, pois, assim dirás a meu servo, a Davi: Assim diz o Senhor dos Exércitos: Eu te tirei do curral, de detrás das ovelhas, para que fosses chefe do meu povo de Israel.
8 E estive contigo por toda parte por onde foste, e de diante de ti exterminei todos os teus inimigos, e te fiz um nome como o nome dos grandes que estão na terra.
9 E ordenarei um lugar para o meu povo de Israel e o plantarei, para que habite no seu lugar e nunca mais seja removido de uma para outra parte; e nunca mais os debilitarão os filhos da perversidade, como ao princípio,
10 desde os dias em que ordenei juízes sobre o meu povo de Israel; porém abati todos os teus inimigos; também te fiz saber que o Senhor te edificaria uma casa.
11 Há de ser que, quando forem cumpridos os teus dias, para ires a teus pais, suscitarei a tua semente depois de ti, a qual será dos teus filhos, e confirmarei o seu reino.
12 Este me edificará casa; e eu confirmarei o seu trono para sempre.
13 Eu lhe serei por pai, e ele me será por filho; e a minha benignidade não desviarei dele, como a tirei daquele que foi antes de ti.
14 Mas o confirmarei na minha casa e no meu reino para sempre, e o seu trono será firme para sempre.
15 Conforme todas estas palavras e conforme toda esta visão, assim falou Natã a Davi.


 Quando me deparei com este texto em algumas ocasiões talvez por uma outra perspectiva não havia entendido o quanto é maravilhoso em relação a ter um ensino voltado para uma realidade muito comum hoje no meio cristão, sobre tudo o meio evangélico em que vemos templos suntuosos, estruturas gigantescas, modernidade e comodidade, mas também muita superficialidade e distanciamento da verdade, é fato que nós queremos dar o melhor para o Senhor, esse é o nosso desejo, mas será que o melhor que queremos apresentar esta realmente em conformidade com vontade do Senhor expressa em sua palavra, você já parou para pensar quantas vezes por exemplo Saul tentou apresentar o seu melhor porém transgredindo o que o Senhor havia orientado.
 Quem não quer apresentar o melhor mas a que custo, Saul sacrificou no lugar de Samuel lembra 1 Samuel 13 e usou como justificativa que os Filisteus estavam próximos e as pessoas se afastavam dele pois achavam que ele estava impotente diante da situação, e quem disse que devemos nos preocupar com o que as pessoas pensam, ainda que todos se afastem e as lutas se levantem o que importa é que o Senhor jamais nos deixará sós, importa mais agradar a Deus que a homens, quantos usam até textos bíblicos fora de contexto para justificarem seus interesses, mas nós queremos agir em conformidade com a palavra não para proveito próprio mas para cumprir a vontade do Senhor e exaltar o nome Senhor.


 Davi quis dar o seu melhor ao Senhor mas teve a sensibilidade e a preocupação de saber se suas atitudes não estavam se opondo aquilo que Deus queria.

 E mesmo quando se equivocava era sensivel e flexível o suficiente para reconher e adotar uma nova postura.

Salmos Cap. 116.
11 Eu dizia na minha precipitação: todo homem é mentira.

 Ele pensava como se fosse o dono da verdade, como se ele fosse tão extraordinário a ponto de pensar que só ele tinha o suficiente, a ponto de surpreender até o Senhor.

12 Que darei eu ao Senhor por todos os benefícios que me tem feito?

 Mas aí ele depois por certo de refletir chega a seguinte conclusão, Que darei eu ao Senhor por todos os benefícios que me tem feito?

Ou seja o que eu posso dar que ele já não tenha.

Paulo também refletiu sobre isso é concluiu:


Romanos Cap. 11.
33 Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos!
34 Porque quem compreendeu o intento do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro?
35 Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado?
36 Porque dele, e por ele, e para ele são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém!


 Será que alguém acha que de alguma forma, ou mesmo com o conhecimento humano pode alcançar ou mesmo entender os insondáveis pensamentos de Deus que são muito mais elevados que os nossos.

 É possível que alguém até se ache tão notável a ponto de pensar que Deus tenha qualquer obrigação para com ele, mas a verdade é que ninguém deu a ele primeiro para que tenha que retribuir pois é antes de tudo, o Senhor não nos deve nada, ele não precisa provar nada, a maior prova do seu amor ele nos deu na cruz do calvário.

 Então nos salmo 116 Davi entende que já que não tinha nada para oferecer ao Senhor que ele já não tivesse, ele resolve então valorizar aquilo que de mais precioso o Senhor havia lhe dado.


Salmos Cap. 116.
13 Tomarei o cálice da salvação e invocarei o nome do Senhor.

 O Senhor não está pedindo nada de você, nada que é seu, ele só quer que valorize a salvação que Jesus Cristo conquistou por você naquela cruz.

14 Pagarei os meus votos ao Senhor, agora, na presença de todo o seu povo.

 Você só tem que testemunhar que Ele é o Senhor e Salvador da tua alma, confessa a ele diante dos homens e Ele te confessará diante do Pai que está nos céus.

 Foi o que Ele mandou dizer por meio do profeta Natã ao rei Davi, quando o mesmo intentou construir uma casa para o Senhor.

I Crônicas Cap. 17.
1 Sucedeu, pois, que, morando Davi já em sua casa, disse Davi ao profeta Natã: Eis que moro em casa de cedros, mas a arca do concerto do Senhor está debaixo de cortinas.
2 Então, Natã disse a Davi: Tudo quanto tens no teu coração faze, porque Deus é contigo.

 E aqui aprendemos algo, o fato do Senhor ser conosco não significa que podemos fazer o que quisermos sem saber se é o que ele quer.


3 Mas sucedeu, na mesma noite, que a palavra do Senhor veio a Natã, dizendo:
4 Vai e dize a Davi, meu servo: Assim diz o Senhor: Tu me não edificarás uma casa para morar,
5 porque em casa nenhuma morei, desde o dia em que fiz subir a Israel, até ao dia de hoje; mas fui de tenda em tenda e de tabernáculo em tabernáculo.

 O Senhor não se faz presente onde e quando queremos.

6 Por todas as partes por onde andei com todo o Israel, porventura, falei alguma palavra a algum dos juízes de Israel, a quem ordenei que apascentasse o meu povo, dizendo: Por que me não edificais uma casa de cedros?

 Deus alguma vez pediu isso, é por que não tem outro lugar que ele queira fazer morada senão o teu coração.

 É por que ele sabe que quando ele realmente fizer morada em você, quando ele for tudo em sua vida, pois Ele é o que pode haver de mais precioso, você não vai se preocupar com prédios, instituições ou estruturas religiosas enquanto as pessoas perecem aos milhares, aí expressaremos o amor com que ele nos amou.

7 Agora, pois, assim dirás a meu servo, a Davi: Assim diz o Senhor dos Exércitos: Eu te tirei do curral, de detrás das ovelhas, para que fosses chefe do meu povo de Israel.

 Eu te escolhi não para cuidar de casas ou prédios mas de pessoas.

8 E estive contigo por toda parte por onde foste, e de diante de ti exterminei todos os teus inimigos, e te fiz um nome como o nome dos grandes que estão na terra.

 Onde você for não se esqueça onde ele habita, esse é o Deus que faz morada no nosso interior.

9 E ordenarei um lugar para o meu povo de Israel e o plantarei, para que habite no seu lugar e nunca mais seja removido de uma para outra parte; e nunca mais os debilitarão os filhos da perversidade, como ao princípio,
10 desde os dias em que ordenei juízes sobre o meu povo de Israel; porém abati todos os teus inimigos; também te fiz saber que o Senhor te edificaria uma casa.

 Também te fiz saber que o Senhor te edificaria uma casa.

 Deus quer que você saiba que há um lugar do qual você não será jamais removido que é junto dele, é essa certeza que o Espírito Santo quer selar nos nossos corações, no dia da adversidade Ele te escondera no oculto do seu pavilhão, por isso o Salmista disse nos Salmos 125 que os que confiam no Senhor são como os montes de Sião que não se abalam mas permanecem para sempre.


 Quando tudo ruir, quando as potências dos céus se abalarem e as construções imponentes que o homem fez já não mais existirem lembre-se do que disse o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo disse:


João Cap. 14.
1 Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.
2 Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito, pois vou preparar-vos lugar.
3 E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que, onde eu estiver, estejais vós também.



A todos a paz do Senhor Jesus Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OS TRABALHADORES DA VINHA

  OS TRABALHADORES DA VINHA Mateus Cap. 20 1 Porque o Reino dos céus é semelhante a um homem, pai de família, que saiu de madrugada a assa...