A parábola da grande ceia





A parábola da grande ceia



Lucas Cap. 14.
21 E, voltando aquele servo, anunciou essas coisas ao seu senhor. Então, o pai de família, indignado, disse ao seu servo: Sai depressa pelas ruas e bairros da cidade e traze aqui os pobres, e os aleijados, e os mancos, e os cegos.

Que momento é esse e como tudo teve início?



Lucas Cap.14.
1 Aconteceu, num sábado, que, entrando ele em casa de um dos principais dos fariseus para comer pão, eles o estavam observando.
2 E eis que estava ali diante dele um certo homem hidrópico.

 Hidropicia é uma enfermidade que causa inchaço em alguuma parte ou até mesmo em todo o corpo.

Então:

3 E Jesus, tomando a palavra, falou aos doutores da lei e aos
fariseus, dizendo: É lícito curar no sábado?

 Por que Jesus sabia que aquele hidropico tinha uma enfermidade que causava inchaço fisicamente mas queria a cura, mas os fariseus estavam com suas mentes e corações inflados por conhecimentos que divergiam da verdade eterna contida na palavra, eles pregavam que não se podia fazer qualquer obra no sábado, no entanto quanto atendia seus interesses eles faziam.

4 Eles, porém, calaram-se. E tomando-o, o curou e despediu.
5 E disse-lhes: Qual será de vós o que, caindo-lhe num poço, em dia de sábado, o jumento ou o boi, o não tire logo?
6 E nada lhe podiam replicar sobre isso.

 Eles viviam exatamente como aquele dito popular faça o que digo mas não o que faço, pregavam uma coisa e faziam outra, então o Senhor Jesus falou exatamente de algo que confrontou a  mentalidade  religiosa deles, ele revelou o que eles estavam vivendo, e diante da revelação não há argumentos.

 Hoje os argumentos vão cair por terra e o Espirito Santo vai ter liberdade de operar, a revelação de Jesus vai transformar a nossa mentalidade e moldar o nosso coração.

A parábola da grande ceia

Lucas Cap. 14.
15 E, ouvindo isso um dos que estavam com ele à mesa, disse-lhe: Bem-venturando o que comer pão no Reino de Deus!

 Não há como ser feliz com algo momentâneo, passageiro, felicidade  mesmo é se alimentar de algo que sacia a fome da alma, e não há nada que preencha o vazio da nossa alma senão a certeza da promessa de uma eternidade contida na palavra de Deus, de um reino que o Senhor Jesus nos asegurou com seu sacrifício na cruz.

16 Porém ele lhe disse: Um certo homem fez uma grande ceia e convidou a muitos.

O convite já foi feito.

17 E, à hora da ceia, mandou o seu servo dizer aos convidados: Vinde, que já tudo está preparado.

 A nossa parte é aceitar o convite, pois o projeto o Senhor já preparou, ele já estava pronto desde a eternidade, tudo que o Senhor espera é que facamos a melhor  escolha.

18 E todos à uma começaram a escusar-se. Disse-lhe o primeiro: Comprei um campo e preciso ir vê-lo; rogo-te que me hajas por escusado.

 O homem é assim busca seus próprios interesses e foca seu olhar nas coisas dessa vida, sem perceber que tudo passa diante do seus olhos.

19 E outro disse: Comprei cinco juntas de bois e vou experimentá-los; rogo-te que me hajas por escusado.

 Experimentar aqui é para ver se as juntas de boi eram resistentes, pois se fossem o lucro era garantido, o fato é que o homem tem desprezado a oportunidade que o Senhor tem dado achando que as coisas dessa vida vão resistir, mas ai ele se frustra pois não duram, são na verdade para um tempo determinado, eterna só a salvação que Deus tem reservado para quem aceitar a Jesus Cristo como salvador de sua alma.

20 E outro disse: Casei e, portanto, não posso ir.

 Até o casamento que originalmente foi uma bênção que Deus estabeleceu na vida do ser humano está servindo hoje como pretesto para muitos se distanciarem.

Se escusar é se desculpar, foi o que Adão fez, a Senhor foi a mulher tu me destes, as pessoas acham mais fácil transferir a culpa, usar as pessoas como pretesto, mas nós não, o que queremos é confessar a Cristo como nosso único e suficiente salvador.


Lucas Cap. 14.
21 E, voltando aquele servo, anunciou essas coisas ao seu senhor. Então, o pai de família, indignado, disse ao seu servo: Sai depressa pelas ruas e bairros da cidade e traze aqui os pobres, e os aleijados, e os mancos, e os cegos.

 Esse é o desejo do Pai sai depressa traze aqui os pobres, e os aleijados, e os mancos, e os cegos.

 Talvez você se ache impossibilitado de caminhar, não se preocupe o Espírito Santo é quem vai mover todas as coisas para te trazer a presença de Deus.

 Muitos estam se comprometendo com as coisas dessa vida, não entendendo a importância do grande momento que está para acontecer, quando a igreja for arrebatada para estar para sempre com o Senhor Jesus na eternidade para viver as bodas do cordeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OS TRABALHADORES DA VINHA

  OS TRABALHADORES DA VINHA Mateus Cap. 20 1 Porque o Reino dos céus é semelhante a um homem, pai de família, que saiu de madrugada a assa...